blogorelha

English version: here!

Muitas pessoas me perguntam por que os lutadores ficam com as orelhas deformadas e se existe uma maneira de “consertar” ou mesmo evitar que isso aconteça.

Conhecida na medicina como hematoma auricular, tem o nome popular de orelha de couve-flor e trata-se de um hematoma causado no pericôndrio (uma camada de tecido conjuntivo que fica entre a pele e a cartilagem da orelha) devido ao constante atrito que a orelha sofre durante os treinos, gerando uma inflamação.

Esta inflamação, por sua vez, costuma causar obstrução sanguínea fazendo que ocorra uma reação fibrosa severa, formando uma nova cartilagem.

Mas não se preocupe, se você é praticante casual, sua orelha não vai se deformar de um dia para o outro. Estatísticas dizem que a orelha tende a ficar deformada a partir de 1 ano de treinos diários, então não vai ser em treinos leves 3 vezes por semana que suas orelhas se deformarão.

Tem cura?

Cura não existe, mas podemos tomar algumas medidas para que minimizam os efeitos da lesão.

1 – Logo ao machucar a orelha, procure colocar gelo enquanto não conseguir chegar onde possa tomar a medida número 2.

2 – Drene o sangue o mais rápido possível, pois quanto menos tempo ele ficar dentro da orelha, mais chances você tem dela continuar intacta.

3 – Use protetor de orelha. São bem fáceis de encontrar e costumam ser eficientes. O problema é que nem todos se adaptam ao uso do mesmo.

Minha opinião

Não vejo problema com quem tem as orelhas deformadas, desde que isso ocorra de maneira natural. Tem algumas pessoas que procuram acelerar o processo para que as pessoas vejam pelas orelhas que são “lutadores” (pra mim não passam de babacas…), esfregando o kimono na orelha e apertando ela com alicate…

Se um dia minhas orelhas ficarem assim, eu não vou me importar. E em vez de tentar machucar minha orelha propositalmente, ocupo meu tempo tentando melhorar minha técnica, que acredito ser muito mais importante.

Abraços!

2 comentários em “O que causa orelha de couve-flor?

Deixe um comentário